Sandra

Sandra Araújo não via nenhum espírito maligno mas ouvia-lhe a voz atrás da porta do quarto. “Vou-te matar, és muito bonita, vou-te matar, és muito bonita… era Satanás, era”, convence-se.
Esbugalha os olhos, é uma mulher bonita, de 35 anos que soma 20 de internamentos.
O delírio é quase constante. “Fui ao Tallon, pesava 95 quilos. Agora tenho 95 quilos, 1 metro e 70. Media 1 metro e 69,7, pesava 120 quilos. Quando fui ao Tallon pesava 120 quilos, não, 130. Fui ao Tallon e estraguei a minha vida toda. Comecei a ter náuseas, alucinações, alucinações, desmaiava, não queria comer, não queria comer. Estava a tomar os medicamentos mas fazia mal. Em vez de tomar um, tomava 3. Para emagrecer depressa”. Resultado: “Em 15 dias passei de 130 quilos para 53. Parece mentira mas é verdade”, afiança.
Como é verdadeiro, mas só para ela, que em Julho vai passar 3 meses na Noruega, com um irmão e que no próximo ano, tem alta.
“Aqui há muita força oculta, coisa que eu não admito. Mas muita força oculta que aqui há! Magia negra! As enfermeiras negras e mulatas é que fazem disso, há muito feitiço que não consigo tirar”, acusa. Identifica as macumbeiras porque mascam pastilha elástica, rangem os dentes, mas já foram todas mandadas embora, a primeira enfermaria de mulheres é agora um lugar muito mais seguro.

Atrás de muros de 4 metros – e arame farpado – os doentes de evolução prolongada sentem-se protegidos.
Sem família ou por ela rejeitados, porque é mais cómodo mantê-los no hospital, o seu número vai diminuindo, à medida que cedem à idade e à doença.

Hoje, Jaime Amaro não despe o pijama. Sábado é dia de folga e o homem que o Partido mandou para uma pensão de Alcobaça e de lá para o Hospital Miguel Bombarda quer apreciar o seu descanso.
Quando pode, aproveita para voltar à carga. “Eu estava bom, estava lúcido! Como estou agora, ao pé de si, a falar bem. Sabe bem que eu sou lúcido, não sabe que eu sou lúcido?”
Um bocadinho desorientado, emociona-se.

0 comentários: