- Exceptuando o meu - perguntou ela -, já assististe a grandes amores?
- Em terra - respondeu Laurent, passados alguns momentos - assisti a alguns. É uma coisa muito triste de se ver.
- Referes-te - perguntou ela - a esses amores sobre os quais nada impende? Que nada, aparentemente, impede de durarem para sempre?
- Instalados na eternidade - completou Laurent -, é isso.
- A eternidade é muito - observei eu.
- Não é verdade que nada nos impressiona mais do que um grande amor? Que nada, em suma, se lhe assemelha?
- Os pequenos amores do dia-a-dia - observei eu - têm outras vantagens.
- E esses - concordou Laurent, rindo - não são tão tristes de ver.
- A esses basta-lhes a vida - comentei eu -, não saberiam que fazer da eternidade.
- Digam-me cá - pediu ela -, qual é o sinal anunciador do fim de um grande amor?
- O facto de nada o impedir, aparentemente, de durar para sempre, não é? - disse eu.

Marguerite Duras


Aquilo a que muita gente chama amar consiste em escolher uma mulher e casar com ela. Escolhem, juro-te, já os vi fazerem-no. Como se se pudesse escolher no amor, como se amar não fosse um raio que quebra os ossos e nos deixa paralisados no meio do pátio. Não se pode escolher Beatriz, não se pode escolher Julieta. Não podemos escolher a chuva que nos vai encharcar até os ossos quando saímos de um concerto.

Julio Cortázar

0 comentários: